segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bolo de cenoura e courgette

Andava curiosa com os bolos de courgette. Depois de ver algumas receitas inspirei-me e lá comecei a inventar. Só agora  começo a experimentar criar bolos, normalmente sigo sempre receitas, mas começo a perceber alguns dos princípios. O primeiro foi de aveia, mas ficou tão pequenino (só tinha dois ovos) que não mereceu fotografia, vou dobrar a receita prá próxima porque ficou muito saboroso. Este foi uma agradável surpresa. Olhei para o que tinha e lá comecei a inventar. Ficou muito bom e tentei fazer uma opção mais saudável=) Aqui vai:

Ingredientes:
4 ovos
100g de manteiga sem sal
150g de açúcar amarelo
250g de farinha(metade normal, metade integral)
150 g de courgette ralada
150g de cenoura ralada
raspa e sumo de uma laranja
1colher chã de canela em pó
1 colher chã de bicabornato de sódio
1 colher sopa sementes de linhaça
1 colher sopa sementes de sésamo


Preparação:
Misture o açúcar amarelo com a manteiga previamente derretida (costumo derreter colocando alguns segundos no microondas). Acrescente os ovos inteiros e bata bem. Em seguida, acrescente a raspa e sumo da laranja, a courgette, a cenoura, o bicabornato de sódio, a canela e a farinha, envolvendo bem. Por fim, acrescente as sementes (opcional). Deite o preparado numa forma sem fundo previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha (ou de silicone) e leve ao forno a 180ºC, durante meia hora aproximadamente, mas verifique com o teste do palito.
Cobri com creme de queijo que tinha para gastar. Para o creme misturei na batedeira eléctrica uma embalagem de queijo Philadélphia, 100 g de açúcar em pó e raspa e sumo de meia laranja. 
Ficou uma maravilha, muito fofinho e húmido. E torna-se uma opção saudável (exceptuando a cobertura=).




32 comentários:

  1. Esse interior está mesmo fabuloso... ainda não testei a courgette nos bolos, tenho mesmo de experimentar!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também foi a primeira vez... de muitas=) Adorei a consistência, fica muito bom. Para a próxima vou fazer mesmo só com courgette pra ver=)beijinhos linda e boa semana**

      Eliminar
  2. Eu sou uma grande fã de bolos com courgette, acho que ficam com um interior delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Nã fca maravilhosa nos bolos? Também já experimentei. Dá-lhes uma consistencia humida e fofinha. Adoro. E esta tua experiencia ficou a chamar por mim, parece ter ficado muito bom. Mas eu também sou mais assim: sigo a receita! *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei=) Nos doces costumo sempre seguir mais as receitas, mas agora fico com vontade de "criar" de vez em quando e pronto vai-se experimentando, ver o que dá. Este ficou uma maravilha, vou repetir certamente=)

      Eliminar
  4. Nunca exprimentei esse tipo de bolo, mas realmente tem um aspecto fantástico!!!

    Beijinhos

    http://fumonapanela.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Olá:) Gostei muito de vir conhecer o teu cantinho, está cheio de coisas deliciosas!
    Ando super curiosa com os bolos de courgette, também tenho que experimentar! Ficou lindo o teu bolinho e parece-me delicioso!
    A minha mãe também é assim, adora inventar bolos:)
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alice=) Fico muito contente=) Tens de experimentar então fica mesmo muito bem a courgette, dá ao bolo uma consistência húmida, gostei bastante!
      Beijinho**

      Eliminar
  6. Obrigado pela visita no meu blog, já cá estou a retribuir e adorei este bolinho com courgette ficam sempre deliciosos.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mónica=) Pra mim a courgette em bolos foi a primeira vez mas gostei bastante=)

      beijinho**

      Eliminar
  7. Olá ;)
    Gostei muito da tua invenção! Este bolo ficou maravilhoso, sem dúvida! A fatia está mesmo tentadora...
    Também já fiz uma vez com courgette e gostei muito, para repetir. Já levo daqui a receitinha :)
    Por vezes se olharmos bem com o que já temos em casa conseguimos receitas deliciosas, é preciso é arriscar ;)
    Um grande beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado linda. É verdade, é uma questão de experimentar=) Eu antes não arriscava, só nos salgados mas agora também me dá vontade e depois de perceber alguns princípios básicos é uma questão de tentar!

      beijinho**

      Eliminar
  8. Olá!
    Eu ainda não desmistifiquei a minha curiosidade em relação à courgette nos bolos, parece-me ficar bem BOMMM!!
    Vou ter de experimentar um estes dias, courgette e a farinha de alfarroba ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica mesmo bom=) A farinha de alfarroba vai ser a próxima, já comprei um pacotinho porque vi receitas que me pareceram muito bem e também faz bem à saúde!
      beijinho

      Eliminar
  9. Que lindo bolo inventado. E quem diz que não se pode inventar, dar largas à imaginação e criar coisas novas e delciosas? Eu adoro bolos com courgette e este está uam maravilha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ginja=) O processo de criação é sempre compensador, dá sempre frutos, mesmo que às vezes os resultados não sejam os melhores, aprende-se sempre=)
      beijinho

      Eliminar
  10. que maravilha este bolinho...estamos na onda da cenoura!fantastica a textura...bjinhus

    ResponderEliminar
  11. ADOREI O INTERIOR DESSE BOLO, ESTA MESMO UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  12. A courgette dá-lhe uma consistência muito boa. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, estes bolos com vegetais ficam mais saudáveis e geralmente mais saborosos também, rsrs.

      Beijoca.

      Eliminar
    2. Concordo plenamente=) Sempre adorei bolos de cenoura, agora descobri a courgette. Ainda vou experimentar de tomate e de beringela que já vi alguns que me pareceram muito bons=)beijinhos

      Eliminar
  13. Bela combinação, deve ser uma delicia :)

    ResponderEliminar
  14. Gostei...Hummm...Delicioso...
    Gostei de passar por aqui!

    Um beijo da Nita :)...

    ResponderEliminar
  15. Obrigado, para ti também=) beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Humm que delicia!
    Já conhecia bolos que levassem legumes finamente ralados para substituir outras gorduras como o oleo e margarinas... e o aspecto do interior era como o que apresentas... humido!!

    ResponderEliminar

Todos os comentários são muito benvindos! Obrigado pela visita e voltem sempre que quiserem :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...